Vida x Morte
Em menos de um mês a morte passou duas vezes bem perto de mim. Isso me fez refletir muito sobre as conseqüências de crescer e sobre a efemeridade da vida. Nós, seres viventes, parecemos tão fortes... mais ao mesmo tempo somos tão frágeis... Primeiro foi a mãe de uma amiga-irmã que partiu desse mundo no dia em que minha mãe comemorava mais um ano de permanência nele. De repente, ninguém esperava. Depois, na última sexta, uma amiga me liga chorando para me contar que uma pessoa muito querida, por mim e por ela (ela nos tinha como duas filhas que não teve...), havia falecido num assalto, com um tiro direto no coração. Até agora não consigo sentir isso como real. Vira-e-mexe, em casa, no trabalho, quando estou fazendo as coisas mais improváveis, me soa a voz de Carol me dizendo: "Aninha, Martinha morreu... tia Marta, Carol... morreu". Li no jornal várias e várias vezes o nome dela... o nome dela completo. E ainda assim, não consigo ter a imagem dela morta. É como se ela continuasse lá... seguindo a vida dela e eu só não pudesse vê-la por ela estar em Recife e eu em São Paulo...
quinta-feira, 31 de julho de 2003
sexta-feira, 25 de julho de 2003
Tijolo por tijolo num desenho mágico...
Eu estou feliz. =)
Ultimamente tenho sentido bem forte e vivo um imenso amor por mim mesma. Acho que, definitivamente, aquela história de viver com a auto-estima lá no porão, recebeu seu ponto final. É tão bom começar a se conhecer, ver suas qualidades, trabalhá-las para que elas cresçam e apareçam cada vez mais. Assim como também é muito sadio conhecermos nossas falhas e, só em admiti-las, já percorremos metade do caminho para nos livrarmos delas. Hoje eu me sinto uma pessoa muito melhor. Me conheço muito melhor. Sei de minhas vontades, de minhas limitações. E me conhecendo assim, ficamuito mais simples viver nesse mundão-de-meu-Deus em que bilhões de pessoas com sentimentos, gostos, vontades tão diferentes, dividem o espaço.
Eu Apenas Queria que Você Soubesse
(Gonzaguinha)
Eu apenas queria que você soubesse
Que aquela alegria ainda está comigo
E que a minha ternura não ficou na estrada
Não ficou no tempo, presa na poeira
Eu apenas queria que você soubesse
Que esta menina hoje é uma mulher
E que esta mulher é uma menina
Que colheu seu fruto, flor do seu carinho
Eu apenas queria dizer
A todo mundo que me gosta
Que hoje eu me gosto muito mais
Porque me entendo muito mais também
E que a atitude de recomeçar
É todo dia, toda hora
É se respeitar na sua força e fé
É se olhar bem fundo até o dedão do pé
Eu apenas queria que você soubesse
Que essa criança brinca nesta roda
E não teme o corte das novas feridas
Pois tem a saúde que aprendeu com a vida
Minutos de Sabedoria
"Quando ensinar, não seja arrogante. E não se esqueça de que o aprendizado dura a vida toda. Procure aprender em todas as ocasiões, e não despreze um bom conselho, só porque lhe chegou de lábios que você julga menos puros. Deus ajuda aos homens por meio dos próprios homens e as vezes se serve de pessoas que não são perfeitas, para dar-nos avisos importantes."
além daquele que há em sua própria alma. Nada lhe posso dar a não ser a oportunidade, o impulso, a chave. Eu o ajudarei a tornar visível o seu próprio mundo, e isso é tudo."
(Hermann Hesse)
Ouvindo => [João Bosco - Corsário]
sábado, 19 de julho de 2003
Dia do amigo
É bom demais ter amigos, né? Amigos são mesmo verdadeiros anjos que Deus põe em nossas vidas. Amigos são os maiores tesouros que podemos conquistar aqui na Terra. Deixo aqui o meu agradecimento a todos vocês que me acolheram, me ajudando quando precisei, partilhando minhas tristezas e alegrias, a vocês que fazem com que minha vida tenha mais cor. Aos meus amigos distantes, quero que saibam que apesar da distância física - São Paulo é um tantinho longe demais de Recife pro meu gosto... :P - eu estou sempre pertinho de vocês. Quando se falade amizade, verdadeira amizade, a distância é o que menos importa. Aos meus amigos aqui do blog: quando eu comecei com essa brincadeira de blogar, não imaginava o quanto de pessoas legais que iria conhecer, o tanto que essas mesmas pessoas que nem conhecem a minha imagem, me ajudariam num momento que eu tanto precisei. A todos os meus amigos, o meu muito obrigada por existirem em minha vida. =***************************
Será?
"Tomara, meu Deus, tomara/ Que tudo que nos separa/ Não frutifique, não valha/ Tomara, meu Deus//(..)/Tomara, meu Deus, tomara/ Que tudo que nos amarra/ Seja amor, malha rara/ Tomara meu Deus..."
Há algum tempo (meses? anos? não importa...) eu ouvia essa música e a tomava quase como uma prece. Ela diz exatamente o que eu queria e ao cantá-la intimamente desejava que as coisas realmente acontecessem dessa maneira. Aconteceu? Não sei. Aprendi que a vida adora nos chamar de mentirosos desfazendo nossas respostas prontas e, talvez, apressadas. Quem sabe...
Para Reflexão
A FLOR DA HONESTIDADE
Conta-se que por volta do ano 250 a.C., na China antiga, um príncipe da região norte do país, estava as vésperas de ser coroado imperador, mas, de acordo com a lei, ele deveria se casar. Sabendo disso, ele resolveu fazer uma "disputa" entre as moças da corte e as que se achassem dignas de sua proposta.
No dia seguinte, o príncipe anunciou que receberia, numa celebração especial, todas as pretendentes e lançaria um desafio. Uma velha senhora, serva do palácio há muitos anos, ouvindo os comentários sobre os preparativos, sentiu profunda tristeza, pois sabia que sua jovem filha nutria um sentimento de profundo amor pelo príncipe. Ao chegar em casa e relatar o fato à jovem, espantou-se ao saber que ela pretendia ir a celebração, indagando incrédula:
- Minha filha, o que você fará lá? Estarão presentes as mais belas e ricas moças da corte. Tire esta idéia insensata da cabeça, eu sei que você deve estar sofrendo, mas não torne o sofrimento uma loucura.
A filha respondeu:
- Não, querida mãe, não estou sofrendo e muito menos louca, eu sei que jamais poderei sera escolhida, mas é minha oportunidade de ficar pelo menos alguns momentos perto do príncipe, isto já me faz feliz.
À noite, a jovem chegou ao palácio.Lá estavam, de fato, as mais belas moças,com as mais belas roupas, com as mais belas jóias e com as mais determinadas intenções. Finalmente, o príncipe anunciou o desafio: [+ Mais...]
Algumas modificações...
Alterei e adicionei algumas coisas às páginas Curiosidades e Minha Vida.
Ouvindo => [Kid Abelha - Maio]
segunda-feira, 14 de julho de 2003
Por enquanto
(Renato Russo)
Mudaram as estações e nada mudou
Mas eu sei que alguma coisa aconteceu
Esta tudo assim tão diferente
Se lembra quando a gente chegou um dia a acreditar
Que tudo era pra sempre
Sem saber
Que o pra sempre
Sempre acaba?
Mas nada vai conseguir mudar o que ficou
Quando penso em alguém
Só penso em você
E aí então estamos bem
Mesmo com tantos motivos pra deixar tudo como esta
E nem desistir, nem tentar
Agora tanto faz
Estamos indo de volta
Pra casa.
***********************************************
É incrível como tem coisas que realmente entram na nossa vida para ficar, não importando quanto tempo passe. Um ano, dois? O que importa? O que é esse tempo comparado a toda uma vida, a uma eternidade? Tem sentimentos que não mudam. Embora os tempos e pensamentos mudem.
"Saudade meu remédio é cantar..."
Ouvir música é tão bom... mas cada música que ouço me traz um pedacinho da minha vida. Às vezes é bom. Mas às vezes faz doer. É... isso é saudade. Pelo menos com a música é mais fácil estravasar. Nossas lembranças, as coisas as quais sentimos falta parece mais próximas de nós. Se eu fechar meus olhos sou capaz de sentir, ouvir, reviver. Ah! Mas essa saudade que hoje me incomoda logo, logo se transformará em novas lembranças, em novos momentos para relembrar e reviver.
Minutos de Sabedoria
"Faça questão de ser alegre e otimista. Nada na terra pode destruir a felicidade do homem otimista e alegre. Se lhe chegarem as dores, receba-as com calma e não se deixe atingir por elas. Não coloque sua felicidade no que lhe vem de fora. Construa sua felicidade dentro de você mesmo, fazendo consistir sua ventura no progresso constante da vida do espírito, na sabedoria do coração."
(José Saramago)
Ouvindo => [Renato Russo + Hélio Delmiro - Gente Humilde]
domingo, 6 de julho de 2003
Alterações
Música e poesia em destaque alteradas (Carolina / Metade).
Nas pequeninas coisas
Seria tão mais fácil se tivéssemos sempre essa certeza que agora, nesse momento, nesse momento, tenho comigo. O melhor da vida está nas pequenas coisas. Ouvir música, ler um livro, ter momentos prazerosos com os seus. O simples fato de acordar com um novo dia cheio de oportunidades e possibilidades já faz de nossa vida algo especial. Mas insistimos em nos ver como vítimas desse mundo. Cada vez que eu começar a reclamar da vida, lembrarei deste meu dia de hoje.
"Por detrás do arco-íris além do horizonte há um mundo encantado feito pra você..."
É tão bom deixar que a criança que existe dentro de nós aflore de vez em quando... aliás, eu deveria fazer isso mais vezes. Hoje, depois de fazer papel de mãe da minha irmã mais nova (tive que levá-la no hospital), brinquei e brinquei muito com ela. =) Jogamos videogame, rimos muito, escutamos o cd do Trem da Alegria que eu dei pra ela várias vezes... isso me trouxe uma sensação tão gostosa. Principalmente porque na maior parte do tempo em que estamos juntas só brigamos. Essa é uma das minhas maiores conquistas: nossas brigas cada vez menos constantes.
Reflexão
"Um novo dia veio te buscar. Aproveite que o tempo está sempre a seu favor. Principalmente se o seu dia só está começando. A partir de agora, você começa ou retoma seu projeto de vida de onde parou. Onde mesmo você parou? Parou porquê? Porquê parou? Se o caminho que você planejou é muito longo, não se desespere com a distância que ainda falta para chegar. Concentre-se no próximo passo. Ou mesmo, no primeiro passo. Quem sabe você comece algo novo hoje que vai te levar muito longe? Já dizia Lao Tsé: “Uma grande viagem começa com um único passo”. Inicie algo hoje. Nem que seja uma mudança. Tenha atitudes simples, mas honestas. O início de qualquer coisa nova para sua evolução, pessoal, espiritual ou profissional, começa aí dentro de você, silenciosamente. E não pense que ninguém vai perceber... O compromisso que você assume consigo mesmo, a partir de agora, será bem entendido por todos. Inclusive por quem você imagina que vai ignorar. Você tem o poder de transformar as coisas a sua volta. No ar, a partir de agora, o seu talento, a sua inteligência, a sua simpatia, o seu bom caráter... e a base de todas as virtudes: a sua humildade."
(Willian Shakespeare)
Ouvindo => [Cássia Eller - All Star]
quarta-feira, 2 de julho de 2003
Hiatus "forçado"
Desta vez eu me superei... mais de uma semana sem blogar! =P
Bom, esse foi um hiatos meio sem querer, já que a semana passada foi totalmente conturbada e parecia que nunca iria ter fim. Lendo agora o último post, pareceu-me tê-lo escrito há vários e vários dias.
Provas, trabalhos, última semana do mês o banco vira um inferno. Essa semana tudo que poderia me acontecer, aconteceu. Cheguei ao cúmulo de na sexta pegar metrô errado duas vezes e quando sai na estação Brigadeiro pra ir pra faculdade, quase desmaiei e acabei andando pro lado errado e só me dei conta quando já estava lá na frente do Itaú Cultural. Mas enfim... ela - a semana - acabou. =)
Té que enfim!
Ontem (30/06) acbou oficialmente o meu período de treinamentono BB (Banco do Brasil), mas desde terça (23/06) minha gerex já havia feito minha avaliação, que, no geral, foi muito boa. Ela me elogiou bastante e só falou que eu preciso aprender um pouquinho mais sobre os produtos oferecidos pelo banco, além da conta corrente. =P
Opa! Festas!!! =D
Quinta-feira, 25/06, foi a festa junina lá do BB. Foi muiiiiiiiiiiiiito bacana. É legal reunir a agência toda. Aquele povo quando se junta... sai de baixo! =) Além de muito bate-papo e comida gostosa, teve muito forró também! :)) Pena que depois eu tive que ir fazer prova e nem deu pra eu aproveitar tanto assim da festa. Mas valeu muiiiiiiiitoa pena... minha mãe disse até que eu estava com uma carinha melhor (passei a semana inteira que nem um zumbi). Depois foi que ela descobriu que muito provavelmente foi por causa de uns copinhos de vinho quente que tomei... =D
Domingo foi a festa do CEFI. Não acreditei quando eu cheguei e oui "Madeira do rosarinho... vem à cidade sua fama mostrarrrrrr... e traz com seu pessoal seu estandarte tão originaaaaaaallllllll... não vem pra fazer barulho...em só dizer... e com satisfaçããããããããooooo: queiram ou não queiramos juízes, o nosso bloco é de fato o campeão!!! E se aqui estamos cantando esta canção, viemos defender a nossa tradição e izer bem alto que a injustiça dói... nós somos madeira de lei que cupim não rói!". Caraca! Nunca pensei ouvir essa música aqui em Sampa sem ser aqui em casa, inda mais assim... numa festa... me esbaldei ao som de Antônio Nóbrega. Apertou uma saudadinha... =}
Desabafo
Como dói na gente a dor que um amigo sente... principalmente quando não podemos estar fisicamente perto desse amigo para abraçá-lo, pôr no colo, fazê-lo sentir seu carinho o mais intensamente possível...
Lelete, eu amo você muito, viu? E saiba que eu estou aqui sempre que a minha amizade por você nunca, nunca nem sequer enfraqueceu, mesmo com 5 anos de km nos separando. Tenha muita força e fé e conte sempre comigo. Eu estou aqui mandando meus melhores pensamentos pra você e sua família e eu sei que vocês conseguirão se reerguer e levar adiante a vida de vocês passando pra Vitória tudo que vocês receberam... Fica com Deus.
Minutos de Sabedoria
"Seja na terra a pequenina chama que ilumina as trevas em que jazem milhares de criaturas.
Seja a água benéfica que dessedenta todos aqueles que atravessam o deserto da existência, sequiosos de carinho e amor.
Seja o alimento dos que nos procuram, famintos de compreensão e incentivo.
Procure servir e amar, para ter a alegria de haver passado na terra distribuindo benefícios a todas as criaturas."