terça-feira, 12 de novembro de 2002

Pequenos Atos, Enormes Diferenças

Em todos os momentos do nosso dia-a-dia, nos deparamos com várias pessoas, sejam elas conhecidas ou não. No ônibus, no metrô, no trabalho, na escola, nas calçadas, cruzamos diariamente com as mais variadas pessoas que sentem, que sofrem, que se alegram assim como nós. Entretanto, na maioria das vezes, não nos damos conta disso. É como se entre tanta gente, em meio à multidão, estivéssemos sós. Não nos preocupamos em olhar quem passa ao nosso lado, ver-lhe o rosto, perceber as pessoas ao nosso redor. Poucas são as pessoas que num ônibus, metrô, se ofereça para carregar a bolsa, os livros de pessoas que se encontram em pé no veículo. Um gesto tão simples... mas que pode operar verdadeiras mudanças nas pessoas. Cada pessoa que age desta forma, esta plantando uma sementinha no coração de outras que vendo aquilo uma ou duas vezes, vão começar a repetir.

Observemos mais o mundo que nos cerca! Observemo-nos! Há tanta coisa para ver e aprender... tantas experiências guardadas em cada um de nós que pode ser compartilhada... um simples olhar, um sorriso, pode alterar para sempre a vida de uma pessoa. Nós precisamos disso. Precisamos de atenção, de sentir-nos uns aos outros. Então para que nos escondermos? Para que tentar passar despercebidos pelo meio das pessoas? Cumprimentar as pessoas onde chega desejando-lhes bom dia, boa tarde ou boa noite, pedir licença ao sentar ao lado de alguém, desculpas ao esbarrar em alguém na rua, pode fazer a diferença. Sejamos bons exemplos! Pois é disso que o mundo está precisando. Bons exemplos de educação, de amor, de carinho, de gentileza... afinal, de maus exemplos o mundo já está cheio. Não precisamos engrossar esse grupo.

Reflitam um pouquinho nisso. Tente aplicar ao seu dia-a-dia. Verá como a experiência é válida e compensadora. Experimente e constate como seu dia fluirá mais feliz. Resumindo em uma frase: Faça sua vida valer à pena!

Ana Carolina