segunda-feira, 5 de maio de 2003

"Somos Todos Iguais Nesta Noite..."
Esta noite, hoje e sempre! É tão fácil reconhecer as falhs dos outros, né? E as nossas? Onde que ficam? Muita gente se acha no direito de julgar outras do alto de sua "sabedoria", quando, na verdade, não têm competência nem para julgarem-se a si próprias. Anos e anos passam e não se aprende. Sócrates já chamava a atenção das pessoas para isso há, mais ou menos, 400 anos a.C., quando dizia que "Mais inteligente é aquele que sabe que nada sabe". E ainda assim muitas pessoas acham que são as tais e danem-se o resto do mundo, pois elas é que são importantes. É... o egoísmo é o mal da humanidade. É por causa dele que guerras acontecem, pessoas morrem de fome, tantas pessoas vivem à margem da sociedade. É o egoísmo o pai de todos os males. O pai de todos os nossos defeitos. Antes de abrirmos a boca para falar mal de alguém, devemos refletir sobre o nosso prórpio comportamento.

"Como é que vedes um argueiro no olho de vosso irmão, quando não vedes uma trave no vosso olho?"
(Mateus, 6:15 a 18)


Alterações
Música e Poesia em destaque alteradas. :D

Minutos de Sabedoria
"Não seja cruel! Aprenda a ter compaixão daqueles que estão em pior situação que você. Lembre-se da máxima do maior dos filósofos: 'Felizes os misericordiosos, porque eles alcançarão a misericórdia'. Seja compassivo com os que erram porque você não sabe quando poderá cometer erro semelhante, e gostará que o compreendam e lhe revelem. Revele também e seja misericordioso com quem erra!"

Depende de Nós
(Ivan Lins)

Depende de nós
Quem já foi ou ainda é criança
Que a credita ou tem esperança
Quem faz tudo pra um mundo melhor

Depende de nós
Que o circo esteja armado
Que o plhaço esteja engraçado
Que o riso esteja no ar
Sem que a gente precise sonhar

Que os ventos cantem nos galhos
Que as folhas bebam o orvalho
Que o sol descortine mais as manhãs

Depende de nós
Se esse mundo ainda tem jeito
Apesar do que o homem tem feito
Se a vida sobreviverá

**********
Depende de nós como será nosso dia. Ao acordar, temos duas escolhas: ser feliz ou não.
Depende de nós o nosso sofrimento. Quando estamos em dor, podemos aprender com elas e partimos para curá-las ou simplesmente ficarmos resmungando, prolongando-a indefinidamente.
Depende de nós fazer o dia de alguém mais bonito. Um simples sorriso, um bom dia, um como vai você?, pode mudar o dia de uma pessoa e, consequentemente, o seu.
Depende de nós como trilharemos nossos caminhos. Podemos fazer da vida uma obrigação ou uma bênção de Deus, um presente maravilhoso do qual podemos tirar muito proveito.
Depende de nós sermos vitoriosos em nossas vidas. "Quem quer fazer algo, arruma um jeito. Quem não quer, arruma uma desculpa." Precisa dizer algo mais?
Enfim, tudo que acontece em nossa vida, depende de nós. Podemos viver à mercê dos fatos, ou não. Podemos facimente nos transformar num perdedor. Ou não. Tudo depende de nossas escolhas e de como agimos a partir dessas escolhas. E quando entendemos isso, conseguimos ver que nem é tão difícil assim levar a vida de maneira mais leve e ter sempre conosco um pouco de felicidade para nós e para quem precise.

"Viver e não ter a vergonha de ser feliz. Cantar a beleza de ser um eterno aprendiz. Eu sei que a vida devia ser bem melhor - e será! Mas isso não impede que eu repita: é bonita, é bonita e é bonita!"
(Gonzaguinha - O que é, o que é?)