quinta-feira, 13 de fevereiro de 2003

E Onde Está o Progresso?

Desde que o Sr. Luís Inácio Lula da Silva foi eleito Presidente do Brasil, o assunto em voga não poderia ser outro senão o tão comentado, divulgado e criticado Projeto Fome Zero. Dia após dia, ao abrir o jornal, sempre me deparo com alguma notícia sobre esse programa tão polêmico e até audacioso - diria eu.

É muito bonito ver o Brasil inteiro se mobilizando diante desta campanha. Seja uma figura constante na mídia que doam seus cachês ou quantias altíssimas para o Fome Zero, seja aquele cidadão anônimo que as câmeras de TV flagram enfiando notas nos bolsos do nosso Excelentíssimo Sr. Presidente são coisas muito bonitas de se ver e que alimentam a minha esperança num futuro melhor não só para o Brasil, como para o mundo. Pena que isso seja apenas um paliativo e passe bem longe de ser a solução ideal para o problema.

É triste para um brasileiro patriota ao extremo (mas sem fanatismo) - assim como eu, saber que milhões em nosso país sofrem desse mal crônico que é a fome. É vergonhoso vermos como os requisitos mais básicos assegurados a todas as pessoas pelos Direitos Humanos são negados a tantos aqui no Brasil. É angustiante a situação do nosso sertão nordestino. Vida e Morte caminham lado a lado separadas apenas por um tênue fio. Vestígios da morte, transformam-se em brinquedos nas mãos e crianças a quem tudo lhes foi negado.

Hoje, ao abrir o jornal, a primeira coisa que me chamou a atenção foi uma foto em que Ronaldo - "o Fenômeno" - empunhava a camisa que vestiria loo mais no jogo de nossa seleção contra a China. Na camisa, as seguintes palavras: "Fome Zero - Eu visto essa camisa."

Eu também visto essa camisa. Mas também entendo que fome não se combate e extermina com caridade, mas sim com PROGRESSO.

Lindo e Triste Brasil
(Toquinho)

Sou nascido aqui mesmo neste país.
Tão gigante, tão franzino,
Seu destino ao deus-dará.
Rios e fontes aos montes
E dunas de areia em beiras de mar.
Tudo aqui é mesmo tão lindo, morena,
Pena que o homem não pensa em cuidar.
A solidão é viver sem ninguém
Em quem poder confiar.

Minha gente é gente desse país.
Povo lindo, chora rindo, canta na Sapucaí.
Entre enredo e passista
Misturam-se médico, artista e gari.
Com muito pouco que temos
Ainda sabemos, sofrendo, cantar e sorrir.
Sou do país do futuro,
Futuro que insiste em não vir por aqui.

Somos muitos e muito podemos fazer.
Vai rolinha, pintassilgo,
Vai andorinha e tiziu.
Nadem golfinhos e peixes
Nas águas dos mares, dos lagos, dos rios.
Quem sabe ainda veremos
O que o Poetinha um dia sonhou mas não viu:
Pátria, minha patriazinha, tadinha,
Lindo e triste Brasil.

"A esperança dança na corda bamba de sombrinha e em cada passo dessa linha pode se machucar... azar... a esperança equilibrista sabe que o show e todo artista tem que continuar..."
Eu considero essa música de Toquinho - Lindo e Triste Brasil - um dos melhores retratos de nosso país. Temos problemas? Somos atrasados? Existe a corrupção, fome, miséria, disparidades sociais? Simmmmm! Temos muito de tudo isso. Mas... além de todas estas mazelas, temos também muita beleza, muitos bons artistas, seja na pintura, na música, na escultura... Lugares maravilhosos, a mais variada fauna e flora do mundo, temos a amazônia, o Pantanal, as belíssimas praias do Nordeste, temos um povo bonito, uma cultura diversificadíssima, somos um dos poucos países que tem a sua dimensão geográfica e falam uma única língua, embora com sotaques - puro charme! Somos um país imenso, com uma imensa disparidade cultural, sem guerras civis... brasileiros são cidadãos do mundo. Em nenhum outro lugar turistas são tão bem recebidos. Somos o povo mais solidário, mais apaixonado que apesar de todos os pesares, ainda temos força pra sorrir. Forças para ir em multidões demonstrar a nossa fé, a nossa esperança quando a nossa vontade prevalece. É simplesmente por isso e por muito mais do que eu poderia dizer aqui que eu sinto um imenso orgulho de ser Brasileira, amo a pátria "de uma gente que ri quando deve chorar" e canto pelos ares em alto e bom som que "moro num país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza..."

Minutos de Sabedoria
"Já pensou em agradecer a Deus pelo ar que respira, desde que nasceu, sem que jamais lhe tenha faltado? O ar está sempre à sua disposição, de graça. Agradeça ao Pai também a água que o dessedenta, o sol que ilumina seu dia dando-lhe oportunidade de trabalhar, a noite que lhe proporciona o repouso, a saúde, a alegria, os amigos... o agradecimento é uma obrigação que não devemos jamais esquecer."

Frase do dia

"Nada de esplêndido jamais foi realizado, exceto por aqueles que ousaram acreditar que algo dentro deles era superior às circunstâncias."
(Bruce Barton)


Bom... é isso! =)