sábado, 7 de junho de 2003

Mundo Melhor

Há um mundo bem melhor
todo feito pra você
É um mundo pequenino
Que a ternura fez

Para ser feliz é preciso ver
Este mundo azul na imensidão
É fazer das tristezas estrelas a mais
E do pranto uma canção

Há um mundo bem melhor
todo feito pra você
É um mundo pequenino
Que a ternura fez

Para ser feliz é preciso amar
E ver cada estrela no céu brilhar
E deixar que a ternura invada seu ser
E na paz de Deus viver


*****************
Como disse no post anterior, hoje foi minha primeira aula do curso de evangelização. A experiência foi maravilhosa. De cara, vi logo o tanto que vou aprender com as crianças, dando aulas para elas. O curso foi o dia inteiro, mas no horário da evangelização lá na Genebra, nós acompanhamos as atividades nas salas, que são dividas em: Maternal - 0 a 3 anos e 11 meses; Jardim - 4 a 5 anos e meses; Primário - 8 a 9 anos e 11 meses; Intermediário - 10 a 11 anos e 11 meses; e Pré-mocidade - 12 a 13 anos e 11 meses. Fora isso, tem a Escola de Pais. Eu fiquei na turma do primário. Foi muito legal. É um barato ver o entusiasmo deles, como participam na aula, como eles querem contar suas histórias, serem ouvidos.... e, acima de tudo, é muito bom ver o quanto eles são sinceros e espontâneos.
Antes de irmos para as salas, cantamos com eles no coral, eis o motivo de eu abrir o post com essa música. Nós a cantamos e isso me trouxe de uma maneira bastante forte toda a minha infância. Essa música para mim tem som de infância... :)
Meu dia foi extremamente gratificante.

A vida é mesmo assim: dia e noite, não e sim
Sabe quando você sabe que tem alguma coisa acontecendo, mas não faz a mínima idéia do que seja? Pronto. Estou assim. Às vezes sou tomada por uma angústia que eu adoraria saber a origem, mas não aparece uma pista sequer dela. Hoje chorei muito lendo o e-mail de uma amiga minha, Vivian. Foi a resposta a um mail que havia mandado pra ela e ela dizia que tinha notado um certo desânimo e tristeza nele. Aquilo me caiu como um bale d'água. Tenho lutado muito com meus sentimentos, mas a verdade é que sempre acaba me voltando essa tristeza, uma sensação de "faltando um pedaço". Bom, Deus étestemunha de que tenho lutado contra isso. E continuarei lutando. Afinal de contas, "água mole em pedra dura, tanto bate até que fura". E eu vou furar esse monte e sensações que de vez em quando me ataca. E também, é bem feito pro meu coração. Quem sabe assim ele deixa de ser leviano?

Acontecimento
(Cecilia Meireles)

Aqui estou, junto a tempestade
Chorando como a criança
Que viu que não eram verdade
O seu sonho e a sua esperança.

A chuva bate-me no rosto
E em meus cabelos sopra o vento.
Vão-se desfazendo em desgosto
As formas do meu pensamento.

Chorarei toda a noite, enquanto
Perpassa o tumulto nos ares
Para não me veres em pranto,
Nem saberes, nem perguntares:

“Que foi feito do teu sorriso,
que era tão claro e tão perfeito?”
E o meu pobre olhar indeciso
Não te repetir: “Que foi feito?"

Minutos de Sabedoria
"Estamos vivendo no século da luz: não se deixe arrastar por ilusões, embora bem intencionadas!
Raciocine imparcialmente, e nada aceite sem entender.
Se não compreender alguma coisa, não a rejeite.
Procure aprofundá-la pelo estudo.
Não se conforme com a pior das escravidões, que é a escravidão mental.
Nascemos para ser livres, e só o seremos quando raciocinarmos livremente."